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Você sabe o que é a carteira de trabalho digital e quais são os seus benefícios?


(Imagem: Reprodução)

O aplicativo lançado em 2017 pelo Ministério do Trabalho afim de facilitar o acesso as informações, funcionando como uma extensão da CTPS, a carteira digital não substitui a de papel. Logo, é recomendado que o trabalhador guarde o documento físico, caso queira solicitar qualquer benefício, a apresentação do documento continua sendo obrigatória. Ela também não pode ser usada para identificação civil.

No aplicativo, o usuário encontra todas as informações contidas na versão padrão da carteira de trabalho: dados de Qualificação Civil e todos os contratos das suas experiências de trabalho. Caso o cidadão não tenha a carteira assinada atualmente, ou nunca teve assinada, será mostrado apenas seus dados pessoais e a possibilidade de solicitar a primeira via do documento.

Como funciona?

As informações do usuário estarão seguras em um sistema integrado por recursos e protocolos de segurança, que serão disponibilizadas após a identificação e a autorização do usuário.

Antes de fazer o download do aplicativo, verifique se ele realmente pertence ao Governo Federal. O aplicativo é compatível com sistemas operacionais como Android e iOS, totalmente gratuito.

Para o empregador que utiliza o eSocial, as informações serão lançadas automaticamente para a carteira digital. Caso a empresa não use o eSocial, continua sendo obrigatória, anotações na carteira de papel.

Como ter acesso à carteira de trabalho digital?

Caso o trabalhador já tenha o acesso no site do Governo Federal (acesso.gov.br), será apenas necessário utilizar os seus dados de acesso. Caso não tenha, basta obter uma senha pelo aplicativo da CTPS digital ou pela plataforma.

Para ter acesso, é preciso informar os seguintes dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, telefone celular, e-mail e estado de nascimento. Todas as informações serão confirmadas pelo Governo Federal.

Haverão cinco questões sobre as suas experiências de trabalho e previdenciária, onde o trabalhador deverá responder para completar o cadastro. Após responder, será enviada uma senha provisória, que deve ser trocada após o primeiro acesso.

Quais são as vantagens de ter a carteira de trabalho digital?

Mais praticidade

Ter um aplicativo de um documento, o usuário tem a possibilidade de acessar de maneira rápida e fácil tudo aquilo que for necessário.

O cidadão que utilizar a carteira digital, poderá solicitar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho totalmente pelo aplicativo. Sendo assim, ele ajuda a diminuir o tempo médio nas agências de atendimento e a tornar o processo mais rápido.

Redução do número de fraudes

O aplicativo é composto por diversos bancos de dados do Governo Federal, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS) e o eSocial.

Sendo assim, todas as informações podem ser cruzadas e validadas de uma maneira mais rápida, diminuindo o número de fraudes. Também facilitará a identificação de inconsistências e informações falsas.


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