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Desenvolver ou não, eis a questão


Imagine um automóvel exposto em uma loja. Um automóvel incrível com tudo que você deseja, na mesma hora você quer desfrutar de tudo que ele pode oferecer.


Parece fácil imaginar algo assim, mas será que podemos calcular o investimento necessário para que este veículo chegue as lojas? Talvez não.


Agora o que aconteceria com esse investimento se não houver um condutor para guia-lo? O quanto seria válido investir em algo sem ninguém para utilizar?


Quando pensamos em desenvolvimento de pessoas temos uma situação similar.


Em algum momento, alguém ou até mesmo você, idealizou a empresa na qual você atua hoje e o investimento foi muito além do financeiro.


Não só tempo, mas dedicação para pesquisar, planejar, estruturar e construir o negócio visando um ou mais objetivos, como obter o reconhecimento e ser a melhor empresa em sua área de atuação.


Sendo assim, do que valeu todo o empenho em criar um negócio se o mais importante está lá sem a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades constantemente para gerar resultados consistentes?


É isso que acontece quando uma empresa não investe no que possui de mais importante: o seu capital humano.


Nestes casos, é natural que os profissionais fiquem cada vez mais desmotivados e saturados enquanto demandas e a cobrança por resultados aumentam colocando a produtividade em risco.


Por isso, o desenvolvimento da sua equipe é um dos bens mais preciosos que você pode oferecer a você e sua equipe.


Voltando ao exemplo do carro, se você não tiver um condutor para ele, ele ficará estagnado na loja por muito tempo. O mesmo acontece com o desenvolvimento da sua equipe.


Agora imagine esse automóvel com um condutor, ele se torna uma fonte de oportunidades em diversos momentos.


Profissionais treinados sabem o que fazer, como fazer e quando fazer, são engajados para trabalhar de forma mais assertiva, conseguem otimizar seu tempo e entregar mais.


Então, quando surgir a dúvida entre desenvolver ou não sua equipe, lembre-se que eles são o seu primeiro cliente, e quando a equipe “compra a empresa”, todos trabalham se sentindo parte fundamental para a conquista dos objetivos da organização.


Para o empresário, nada é mais importante que conseguir aliar os objetivos organizacionais aos individuais, proporcionando uma atmosfera favorável ao desenvolvimento das pessoas e da companhia.


Mas ainda é comum ver empresas com o foco somente em resultados financeiros mensais, sem a preocupação com uma gestão pautada em aspectos como clima, eficiência e melhoria contínua.


Nestes casos, a ideia é que as ações de desenvolvimento são ineficazes. Porém os problemas não estão nas ações em si, mas na cultura da empresa que não entende o desenvolvimento como investimento, não incentivam suas equipes a implantar novos conceitos e tão pouco cobram o retorno.


Para estas, valem dois pontos de atenção: Treinamentos não fazem milagres; e a gestão de um negócio vai além de buscar somente lucro, pois este deve ser o resultado natural quando se atua com foco em maximizar a produtividade.


Portanto, pense em como você enxerga a preparação e qualificação de seus profissionais.


Veja as empresas líderes de mercado e como é seu trabalho no desenvolvimento do capital humano.


Feito isso, agora responda: para você o desenvolvimento de equipes é uma despesa ou um investimento?


Pense nisso!





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